Currículo dos Professores
ANDREA RAW
Bailarina, Professora, Coreógrafa e Pesquisadora em Dança, iniciou seus estudos no Rio de Janeiro em 1983. Dançou extensivamente em festivais
por todo o país, além de ter atuado em diversas companhias e grupos de Dança amadores e profissionais. Graduou-se no Bacharelado em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Docência dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior pela UCAM. Começou a lecionar em 1992, destacando-se no ensino da Dança Moderna no Ballet Stagium, em São Paulo, Petite Danse, Escola Marta Bastos e Centro de Movimento Deborah Colker, no Rio e no MMS em Budapeste, na Hungria. Formada pela Martha Graham School em NY, foi idealizadora e produtora do I e II Workshops de Técnica e Repertório de Martha Graham no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro em 2009 e 2010, além de Workshops com David Parsons (2010) e Ana Marie Forsythe, da Ailey School (2011 e 2012). Idealizadora, Produtora e Diretora Artística do Congresso Brasileiro de Dança Moderna, realizado anualmente desde 2011 até 2016, que terá sua primeira edição Panamericana em 2019. Em 2017 foi nomeada numa cerimônia em Vienna Embaixadora da Dança no Brasil, representando a Agency for Cultural Diplomacy (EUA/Alemanha), além de ter sido agraciada com o Alto Jonio Dance Career Award no FINI Dance Festival, na Itália. Fundadora, Diretora Artística e Coreógrafa da Companhia Dança 3, desde 2012, sediada no Rio de Janeiro. Acaba de estreiar um videoclipe com a atriz e cantora Zezé Motta – “Trocando em Miúdos”, dirigido pelo cineasta Orlando Ávila.
BRADLEY SHELVER
Bradley Shelver (Diretor Artístico/Coreógrafo/Bailarino/Autor) Natural da África do Sul, foi o Diretor Artístico do STEPS Repertory Ensemble de 2013-
2016 e de BSCDT (Bradley Shelver Contemporary Dance Theater). Está atualmente em sua 10ª temporada como Primeiro Bailarino do Metropolitan Opera Ballet. Shelver foi co-produtor e curador do Festival anual REVERBdance em Nova York. Dançou como solista com as companhias Alvin Ailey Repertory Ensemble (atual Ailey II), Elisa Monte Dance, Complexions Contemporary Ballet, Ballet Hispanico of New York, Limón Dance Company e Phoenix Dance Theater no Reino Unido. Se apresentou como artista convidado com Mark Morris Dance Group, Universal Ballet Company, Lar Lubovitch Dance Company, New Jersey Dance Theater Ensemble , Eglevsky Ballet, Bill T. Jones / Arnie Zane Dance e Francesca Harper Project. Também se apresentou com o Radio City Christmas Spectacular e em muitas galas internacionais como Solista. Como coreógrafo, criou peças para o Ballet Austin, Richmond Ballet, Ailey II, Steps Repertory Ensemble, Cedar Lake 2, Cape Dance Company (África do Sul), Lustig Dance Theater, Purchase College, Long Island University, Royal Swedish Ballet (Goteborg), The Dance Umbrella Festival, OURE Contemporary Dance (Denmark), MAS Milan (Italy), além de trabalhos para The Ailey School, New Jersey Dance Theater Ensemble, Joffrey Ballet School, Central Ballet School (London) e Periapsis Music And Dance.
Bradley Shelver faz parte do corpo docente de muitas escolas e companhias notáveis em todo o mundo, incluindo Matthew Bourne, Alteballeto Festival (Itália), Bartholin Ballet Festival no Royal Theatre em Copenhague, Laban Center (Londres), Performing Arts High School em Tel Aviv, Joffrey Ballet em São Francisco e Nova York, além da Escola ABT / JKO. Seu livro, “Performance Through the Dance Technique de Lester Horton”, foi publicado em 2013. Ele escreveu artigos para as revistas Dance Spirit e Dance Europe.
Bradley Shelver faz parte do Corpo Docente do Congresso Brasileiro de Dança Moderna desde a sua criação, em 2011 e vem, ao longo dos anos, colaborando com Andrea Raw em Workshops no Brasil e na Plataforma Dança Intercâmbio.
FATIMA SUAREZ
Fátima Suarez é diretora do Mantra Centro de Dança e Arte Contemporânea. Formou-se em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia, e em Ballet Clássico na Escola de Ballet do Teatro Castro Alves. Estudou Ballet Clássico com Ismael Guiser (em São Paulo), Eugênia Feodorova (Rio de Janeiro), na Escola de Ballet de Tatiana Leskova (Rio de Janeiro), com Maryon Lane (Londres/Inglaterra) e com Carlos Moraes, Márcia Pinheiro e Antônio Carlos Cardoso (Bahia). Especializou-se em Dança Moderna e coreografia na London Contemporary Dance School e noLaban Centre of Movement, ambos na Inglaterra; e na Martha Graham Dance School e Merce Cunninghamm Dance Foundation em Nova York. Ainda em Nova York, conheceu a sua mestra na técnica de Isadora Duncan,
Lori Belilove, estabelecendo um intercâmbio permanente entre esta fundação e a Escola Contemporânea de Dança, instituição que criou e dirige desde 1990. Como bailarina profissional atuou na Mantra Cia. de Dança desde a sua criação em 1987. Na companhia já trabalhou com importantes coreógrafos do cenário nacional como Marcelo Moacyr, Tíndaro Silvano, Ana Maria Mondini, Lia Robato, Armando Pekeno, Paulo Fonsêca; e internacionais como Gerard Laffustte e Edith Meric, Frank Handeller e Diane Eslhout, entre outros, apresentando-se nas principais capitais do Brasil e na França a convite da Université Lumiére de Lyon e do Festival TBB Danse de Toulouse. É coordenadora geral da “JORNADA DE DANÇA DA BAHIA”, projeto que teve sua 10ª edição em 2018 e do FORUM DE EDUCADORES DE DANÇA, ambos voltados para a educação em dança. É diretora do Contemporânea Ensemble, grupo formado por alunos e professores da ECD, que desde 2012 desenvolve um trabalho único no Brasil com o repertório de Isadora Duncan e que apresentou o seu trabalho em Nova York, São Francisco, Frankfurt e Chicago. É articuladora do Fórum de Dança da Bahia e aluna especial do mestrado da Escola de Dança da UFBA.
ROCIO INFANTE
Diretora Coreógrafa do Coletivo Imprevistos. Pós Graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna. Formação na Nikolais-Louis Foundation For Dance NY e Ballet Morozowicz. Performer no Mannes College NY e Festival Flamini Roma. Prêmio de coreógrafa internacional: The Work Space NY, Vitae-Bolsa, Ideia coreográfica IGUTE, Itália. Foi Diretora de movimento de Gabreila Geluda na ópera “Na boca do Cão, do Pianorquestra entre outros. Fundou UAIC, Tempo/Arte (youtube/rocioinfante1). Professora de dança no curso livre da Faculdade Angel Vianna (FAV). Foi professora na UniCentro e da Pós Graduação em Performance na FAV. Coreógrafa do projeto Núcleo de Desenvolvimento artística, FAV-UNIRIO. Parceira no projeto Jornada do Movimento UNIRIO/ New York com coreografias para Grupo musical Prelúdio 21. Apresentou “Resíduo (pares no Lixo e no Luxo)”, com Mario da Silva, sob a direção de Lu Grimaldi e supervisão de Jennifer Muller em New York, Mississipe, Boston, Espaço SESC RJ, Panorama da Dança e NECCIII (coordenação Leticia Teixeira). Pesquisa as técnicas de Alexander, Susan Klein, Sara Pearson,
Jennifer Muller, Martha Graham, Merce Cunnigham, Alvin Ailey e Zvi Gotheiner (Ballet).
RITA SERPA
Bailarina, Maitre de Ballet e Coreógrafa .
Formação em Dança Clássica e Dança Moderna no método de Nina Verchinina.
Fundadora do Projeto”Luar de Dança”, Diretora e Coreógrafa da Companhia Giro, estudou com Nina Verchinina por mais de 20 anos tendo sido convidada pela mestra para participar de sua última criação coreográfica – “Trombetas do Apocalipse” com música de Berllioz.
Atualmente é residente do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro onde vem há 5 anos desenvolvendo o Projeto “Revivendo Nina”. Esta Residência inclui workshops que trabalhamesse método com um grande número de profissionais. Desde o ano 2000 vemdesenvolvendo esse trabalho em diversas cidades italianas em conjunto com o Projeto Luar de Dança. Também leciona o Método Nina Verchinina na Escola Lyceu da Dança. Dirigiu e coreografou o projeto “Mudânica Superativa¨ junto ao Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro – CPRJ, com a banda “Harmonia Enlouquece”.
Atualmente dirige o projeto “Dos Girassóis aos Deuses – Nijinsky, Schumann e Van Gogh”, junto ao Museu de imagens do Inconsciente no Complexo Hospitalar Nise da Silveira.
LETÍCIA DO CARMO
Bailarina, professora e coreógrafa, Letícia do Carmo iniciou seus estudos com o Ballet Clássico, tendo dançado em festivais por todo o Brasil. Atuou na Dancx Cia de Dança- Teatro e Cia de Dança da Cidade. Formada em licenciatura em Dança pela UniverCidade, aprofundou seus estudos e pesquisas em Dança Moderna com Andrea Raw. Atualmente é Coordenadora Artística do Espaço Animus Corpo e Movimento e professora de Dança Moderna e Dança Contemporânea do Curso de Férias Internacional de Dança Faces Ocultas – Salto SP desde 2010. Atuou como Bailarina da Cia Dança 3 com direção de Andrea Raw e Grupo Performance de Julita Machado.